RESENHAS



******************************2022********************************

AS DRAMATIC HOMAGE – Single - Symbolic
Novembro / 2022
Site  rUmOrS mAg
Resenha por: Celso Mauricio Lopess

O que me faz continuar trabalhando mesmo que abaixo da superfície do mainstream, é poder ter o prazer de ouvir bandas como a As Dramatic Homage, fora das rádios que só operam pelo famigerado jabá e indicações forçadas do Spotify.

A sensação de ouvir uma música diferente e não alguma coisa imposta é algo que faz a gente pensar fora da caixinha.

Esse duo carioca tem me surpreendido ao longo dos anos, mostrando que boa música e criatividade caminham juntas, em um determinado período no tempo músicas que soassem como o que chamamos de Avantgarde seriam criticadas ou mesmo ignoradas pela maioria dos headbangers e galerinha tr00, mas ainda bem que essa fase passou (ou está terminando), pois, hoje a beleza e a simplicidade de acordes acústicos tem feito muito bem a alma, com viagens progressivas e aquele peso Black/Death para sacudir o mais insensível dos seres.

As Dramatic Homage já possui uma discografia considerável, visto todas as dificuldades de uma banda nesse estilo aqui no Brasil, já saber que os caras continuam na ativa e fazendo músicas do nível desse single chamado “Symbolic” me faz sentir aquele arrepio na pele que todos sentem ao ouvir uma música boa.

“Symbolic” foi lançado esse ano e conta com 3 atos: “Insight” que é uma bela introdução, com um dedilhado ao violão que te faz lembrar o vento e a calmaria do mar num fim de tarde na praia (é tão louco que lembrou Mazzy Star), “Passage” parece a interligação dessa tarde com a noite em um solo simples, mas muito bem encaixado pelo músico Renato Varjolo na proposta de apresentar a faixa “Symbolic” em que o início já apresenta uma levada mais Doom, caindo para um vocal gutural à la Black Metal em que você pensa “agora vêm a porradaria”, mas a música começa a direcionar para um som mais progressivo, um vocal suave, e uma levada mais tranquila, e cara essas alternâncias ficaram geniais, pois, te prendem à atenção nos detalhes da música e cada virada de clima, de andamento, te faz participar da música, sentir a vibe que apesar do estilo remeter a um lugar lúgubre, soturno, a letra é uma reflexão muito positiva em relação ao ser, sobre evolução da alma para algo melhor…

É apenas um single? Não, é muito mais, experimente!!!

Ouça “Symbolic” com fones de ouvido e com toda à atenção aos detalhes.


***********************************************************************************

AS DRAMATIC HOMAGE – Single - Symbolic
Outubro / 2022
Blog Rock Show
Resenha por: Marcelo Rissi

A amplitude sonora alcançada pelo As Dramatic Homage, aprimorada pela evolução dos vocais limpos, abriu ensejo a que a banda explorasse – e “se demorasse/permitisse mais” – em passagens intrincadas e complexas, bem executadas em Crown, mas vastamente aperfeiçoadas em Symbolic, apogeu da banda até o momento.
Em interpretação exclusivamente pessoal, Symbolic apresenta, ao lado das menções já registradas, elementos que resgatam influências de In the Woods... (de alguma forma, Symbolic trouxe-me à lembrança o ótimo álbum Heart of the Ages, do citado conjunto norueguês), de Opeth (fase contemporânea) e, até mesmo, traços sutis de Anathema, especialmente do álbum Eternity.
Há, ainda, influências de progressive rock, como Pink Floyd, já citado, e Camel.
A expectativa e a sensação de quero mais são evidentes ao término dessa curta, mas já memorável audição.
O As Dramatic Homage também apresenta, como ponto de destaque, grande sofisticação no conceito de suas letras, que abordam conceitos filosóficos e abstratos, tudo desenvolvido com refinamento lírico, quase poético.
As letras estão simbioticamente ligadas à atmosfera de sua música, colocando o ouvinte em estado de introspecção e reflexão, o que, por certo, representa objetivo buscado pelo As Dramatic Homage, considerando toda a sua estrutura musical.
Não titubeio ao afirmar, repetidamente, que o heavy metal nacional, em todas as suas subdivisões/vertentes, é o melhor do mundo (embora, por vezes, subestimado e subvalorizado). A banda As Dramatic Homage, com discografia lapidar, corporifica, tonifica e torna concreta essa assertiva, confirmando-a uma vez mais, dessa vez com o lançamento de Symbolic.
Crown e Symbolic são altamente recomendáveis. Atribuo aos materiais citados, justamente pelas qualidades destacadas ao longo dessa resenha.
( Resenha completa no blog )
As Dramatic Homage – Crown (2012) e Symbolic (2022). Um recorte intertemporal. Um traçado, analítico e comparativo, da linha evolutiva.


***********************************************************************************
AS DRAMATIC HOMAGE – Single - Symbolic
Setembro / 2022
Site Lucifer Rising
Resenha por: Hioderman Zartan

Se você olhar para dentro do abismo…, eu sempre entendi como uma mensagem de autoconhecimento, se levado para a música, poderia muito bem ser um termo simbólico para “A Deep Inner Recital”, primeira demo do As Dramatic Homage, lançada em 2001; quando recebi esta demo, logo me deparei com algo que não soava como o gosto da época, o Death/Doom Metal com nuances Black Metal e arpejos progressivos, não era, digamos, algo bem visto…! E, o porquê de eu estar falando desta demo em especial, já que o single se chama “Symbolic”?, pelo simples fato de a arte de capa de Symbolic ser uma justa homenagem ao A Deep Inner Recital, o início de tudo, a jornada percorrida e a simbologia de toda as batalhas interiores para consolidar sua essência, o Avantgarde-Metal.

O As Dramatic Home é um duo formado por Alexandre Pontes (Vocal, Guitarra e programação) e

Vinicius Rodrigues (Bateria).

Symbolic é composto por 3 momentos/atos, sendo “Insight”, “Passage” e “Symbolic”, que funcionam como uma única diretriz/saída, culminando em momentos reflexivos de entendimento da alma e as espessas melodias contidas esmiuçando vocais versados/limpos e ora agressivos com passagens acústicas e melancólicas; as guitarras transitando dedilhados mórbidos entre o verso e o desespero impar em profunda ressignificação do passado renovado; a bateria compassada entre o dinamismo e atmosferas distintas. Symbolic teve a participação especial de Artur Cirio (Ex-Coldblood) e Renato Varjolo (Grave Desecrator) nos solos de guitarra. Foi gravado no HCS Estúdio, com produção de Marco Anvito e Alexandre Pontes.

Agora é aguardar que o Symbolic seja o sopro inicial de uma nova epopeia sonora!

*********************************************************************************
AS DRAMATIC HOMAGE – Single - Symbolic
Setembro / 2022
Site Thundergod Zine
Resenha por: Lukas Elessar

Fundado em 1999 no Rio de Janeiro, o As Dramatic Homage é atualmente uma dupla formada por Alexandre Pontes (vocais, guitarra e programação) e Vinicius Rodrigues (bateria). 
A banda passou por algumas transições sonoras ao longo dos anos, até encontrar seu caminho no Avant-garde Metal (também chamado de Art Metal), caracterizado pela experimentação e sua forma não estruturada de sons e instrumentos em uma fusão de diferentes estilos. E com o recente single nomeado de "Symbolic", lançado em março deste ano (2022), a banda exemplifica bem essa viagem por diversos estilos, cruzando de uma calmaria progressiva para elementos de Doom e Blackgaze...
Gravado no Hcs estúdio no Rio de Janeiro, Alexandre Pontes foi o responsável por quase todos os instrumentos, programações e vocais, mas o single também possuem as participações especiais de Artur Cirio (Ex-Coldblood) e Renato Varjolo (Grave Desecrator) em alguns solos de guitarra. 
O single é composto por 3 atos, mas o destaque é a canção homônima que possui um refrão que gruda na cabeça e uma interessante alternância entre os vocais limpos e guturais de Alexandre. Esta canção "Symbolic" ganhou também um belíssimo Lyric vídeo que contribui ainda mais com a contemplação do som experimental; Porém recomendo a audição do single completo para maior entendimento do propósito sonoro almejado pelo As Dramatic Homage.
Os fãs do estilo e também os curiosos, vão conferir um trabalho de qualidade com melodias, peso e melancolia na medida certa. Um som criativo e sincero, que remeteu aos bons tempos do Empyrium e Agalloch. Vamos torcer para que esse single seja uma breve amostra de um full-length tão criativo quanto.
"Symbolic" pode ser conferido na íntegra no perfil da banda no bandcamp, pelo link: https://asdramatichomage.bandcamp.com/

***********************************************************************************
AS DRAMATIC HOMAGE – Single - Symbolic
Junho / 2022
Blog Heavy and Hell
Resenha por: Renato Sanson

Transmitir emoções em termos pessoais já não é uma tarefa fácil, mas agora imagine em termos musicais. Com estrutura, melodia, e claro, significado. Os cariocas do As Dramatic Homage compram essa ideia desde 1999 e nos brindam com mais um belo lançamento o Single “Symbolic”. Trazendo uma alusão entre o fim e o recomeço.
Assim como um comparativo com a vida, quando chegamos ao fundo do poço e temos a opção de recomeçar ou desistir. O Avantgarde-Metal praticado por Alexandre Pontes (guitarra/vocal/programações) e Vinicius Rodrigues (Bateria) transita entre belas passagens acústicas e melodiosas, vocais agressivos e limpos e uma colocação obscura e melancólica reflexiva ao meio da agressividade imposta.
“Symbolic” é dividido em três atos: “Insight”, “Passage” e a que dá nome ao trabalho. Um pouco mais de sete minutos de nuances impares e sentimentos mistos, nos fazendo pensar profundamente em nossas ressignificações assim como esquecer de vez o passado e pensar apenas no presente.


***********************************************************************************
AS DRAMATIC HOMAGE – Single - Symbolic
Abril / 2022
Site  Rock Vibrations
Resenha por: Vinny Almeida

Quem acompanhou nossas páginas nos últimos anos pôde conhecer um pouco do que a banda carioca As Dramatic Homage estava lançando, e aliás, sempre deixaram bem claro sua proposta e atenção nos detalhes para que pudessem inserir seus melhores tons sombrios e técnicos em cada faixa concebida, de modo que o fã não ficasse apenas paralisado por tamanha imersão, mas também, por sua linha única e perceptível de qualidade superior.

Agora em "Symbolic", eles trazem para 2022 uma grata continuação destas características únicas, sendo pesado, técnico, uníssono em sua proposta, imersivo na medida certa, salientando sua veia de inteligência adquirida em lançamentos anteriores.

Entregando 3 atos em um choque mental imediato, Alexandre Pontes (vocalista) faz uma imersão em sentimentos pessoais únicos que dificilmente você irá entender se estiver apenas por ouvir uma simples faixa... aqui é preciso tempo e dedicação em seu ouvido treinado musicalmente para sacar a proposta, seja em "Symbolic", "Insight" ou "Passage", meu amigo, esteja concentrado para ir longe e descobrir os caminhos longínquos da mente humana.

Falando sobre as características sonoras, nada me deixa mais satisfeito do que ver um projeto como este crescendo cada vez mais e integrando qualidade a medida que o tempo passa, afinal, porque regredir em um conceito que já começou grande ainda nos anos 90 e consegue moldar muitos aspectos atuais?ponto positivo para os caras!

O line-up é composto por Alexandre Pontes (guitarra/vocal) e Vinicius Rodrigues (Bateria), unindo forças para algo realmente intenso e sublime para nossas concepções, além das participações de Artur Cirio (conhecido por sua passagem no ColdBlood) e Renato Varjolo (Grave Desecrator), o que deixa tudo ainda mais alinhado.

Sua produção tem a mão de Marco Anvito (Hicsos) e do próprio Alexandre Pontes, o que deixa ainda mais evidente os elementos pessoais citados antes pois o cuidado foi minimamente revisto para entregarem um trabalho completo.

 No geral, você fã de Prog, Black, Atmospheric, sem dúvida alguma irá entender o que se passa por aqui, e poderá esperar sempre por coisas ainda melhores vindas do As Dramatic Homage, mas se você é um marinheiro de primeira viagem, dê uma chance para conhecer o que de melhor podemos encontrar em terras brasilis no chamado Avantgarde-Metal, que jamais deverá ser esquecido.


***********************************************************************************
AS DRAMATIC HOMAGE – Single - Symbolic
Março/ 2022
Blog Violent Noise

Resenha por :  Pierre Cortes

Que honra imensa receber novamente material do AS DRAMATIC HOMAGE em nosso espaço. Trata-se de um grupo carioca que faz uma sonoridade que transita entre o Progressive, Doom e Black Metal e, sendo um pouco mais exato, o Avantgarde-Metal. Na ativa desde 1999, o grupo lançou “Crown”, um Full de excelente qualidade. Após lançarem EP e singles, eles reaparecem agora com “Symbolic”, um ótimo trabalho que contém uma sonoridade muito bem elaborada, pensada e executada. O grupo é formado por Alexandre Pontes (guitarra, programações e vocal) e Vinicius Rodrigues (bateria) e, neste trabalho, temos também a participação de Artur Cirio (ex-COLDBLOOD) e Renato Varjolo (GRAVE DESECRATOR) nos solos de guitarra. Aqui encontramos melodias belíssimas e suaves que se aliam ao peso, agressividade, rapidez e energia do Metal. Além disso temos vocalizações limpas que se alternam a vocais guturais e conferem uma identidade bastante peculiar ao grupo. Trata-se de uma viagem sonora bastante densa e intensa ao mesmo tempo. É, sinceramente, um trabalho de EXTREMO BOM GOSTO. A produção da obra ficou a cargo de Marco Anvito (HICSOS) e Alexandre Pontes. Amantes do Metal, ouçam a obra com muita atenção. E que o grupo lance novos trabalhos o quanto antes. O mundo da música pesada merece. – Nota: 10

***********************************************************************************



AS DRAMATIC HOMAGE – Single - PRAXIS
Março/ 2020
Site Som Brutal ( Portugal )
Resenha por :  Paulo Teixeira

Os Brasileiros As Dramatic Homage lançaram o seu terceiro single Praxis.

Neste single estão dois temas que já foram aprofundados no seu conteúdo em uma outra noticia dada pelo nosso site https://sombrutal.pt/2020/03/09/as-dramatic-homage-praxis-single-2020/

Hoje vamos fazer a review aos temas na sua totalidade, vamos falar sobre as letras dos temas e o seu som com características acústicas .

O tema ISRS, ou Inibidor Seletivo de Recaptação de Serotonina(classe de fármacos usados em tratamento do Transtorno de Ansiedade e alguns tipos de Transtorno de Personalidade),todo tocado em acústica tenta envolver-nos num ambiente que pode ser descrito como alucinógeno onde a mente se distorce e procura num emaranhado de loucura encontrar o seu caminho, um tema a ouvir com atenção pois é um bom prologo para o tema principal “Praxis”, este tema tem música de Pedro Ramos / Alexandre Pontes, sendo os arranjos feitos também por Alexandre Pontes.

Praxis O segundo tema e principal deste single ao qual foi dar o nome, também ele com características de acústico, nos transporta para um universo de sons e melodias que podem muito bem habitar dentro de nós, neste tema mais uma vez toca-se o nosso eu interior, pode muito tratar-se de uma viagem interna na ótica da filosofia e psicologia, é no fundo um tema bem conseguido que conta com Letra, música e arranjo de Alexandre Pontes com a participação no solo na música Praxis de Alexandre Carreiro.

A ArtWork do single foi feita Gustavo Sazes, com uma representação do caos natural e com a figura central do ser humano.




******************************2020********************************

AS DRAMATIC HOMAGE – Single - PRAXIS
Março/ 2020
Blog The Atmosphere
Resenha por :  Bruno Rocha


Os cariocas do As Dramatic Homage estão de volta após dois anos com um novo single, Praxis. Musicalmente, este single está conectado ao anterior, Consternation (2018), como Praxis fosse uma continuação, ou um epílogo, de Consternation, tendo em vista que o novo single possui uma abordagem completamente introspectiva, quase que desprovida de distorções e até mesmo de bateria.


Quando a banda surgiu, em 1999, a proposta de Alexandre Pontes (vocais, guitarras, programação) e companhia era de praticar um misto de Black e Doom Metal, algo que foi se tornando mais complexo e variado com o passar dos anos até atingir um nível que os classifica hoje como um ato de Metal Progressivo, apesar de elementos de Metal extremo, notadamente de Doom, terem sido retidos. Esta evolução musical foi necessária a fim de acompanhar e emoldurar com precisão os questionamentos filosóficos e existenciais presentes nas letras. Os arranjos mais ricos e introspectivos servem como um canal para que os pensamentos sejam absorvidos com maior facilidade; junto a eles, as passagens pesadas e mais velozes servem para nos lembrar que a banda toca, em sua essência pétrea, Heavy Metal.

                                                                                                
Porém, Praxis surge despido de quaisquer elementos musicais de peso ou de distorções. As duas faixas que compõem o single são acústicas e com acompanhamento somente de teclados tímidos, mas pontuais. ISRS, a faixa instrumental que abre os trabalhos, traz um clima melancólico em sua levada de violão e no timbre do teclado que o acompanha que fazem jus ao significado de seu título (Inibidor Seletivo de Recaptação de Serotonina). Para quem não conhece, “serotonina” é um neuro-transmissor que, dentre outras funções, possui atividades relacionadas à regulação do humor. O déficit de serotonina no organismo é um facilitador de desenvolvimento de doenças como a depressão.


A faixa-título traz em sua letra o conceito de “práxis”, usado em diversos campos do conhecimento para definir a sequência entre finalidades teóricas e os resultados práticos. Dentro da proposta filosófica do As Dramatic Homage, o “práxis” é tratado como um estimulante para que as pessoas saiam de seu comodismo e passem a agir para que novos e satisfatórios resultados aconteçam em suas vidas. Musicalmente, a música me parece um encontro do 40 Watt Sun com alguma banda Prog setentista, dado o andamento sofrido criado pelos violões que contrastam com a beleza calmante do refrão. Uma distorção na verdade aparece, em um curto solo de guitarra na metade, tocado pelo músico convidado Alexandre Carreiro, antes que um trecho bastante lento no violão acompanhe um teclado de timbre lúgubre. A interpretação de Alexandre Pontes nos vocais é tocante e correta, somente com a ressalva de que ele poderia se aprimorar ainda mais na pronúncia do inglês. Mas isto é algo que só importará a quem é fluente na língua, pois a interpretação do cantor e a música em si falam conseguem falar ao interior do ouvinte sem a obrigação de usar como vetor um idioma específico.


Praxis foi gravado no HCS Estúdio, no Rio de Janeiro, e teve produção do próprio Alexandre Pontes, que soube dosar com clareza e inteligência a participação de cada um dos instrumentos nas músicas de modo a transmitir com clareza ao ouvinte a mensagem das mesmas. Para ilustrar com tamanha precisão a mensagem que Praxis transmite, o artista Gustavo Sazes elaborou uma arte capaz de simplesmente congelar aquele que o contempla.

Com Praxis, o As Dramatic Homage mostra mais uma vez que é uma banda importante e diferenciada dentro do cenário nacional. Sem medo de tentar e, principalmente, de ousar, a banda nos apresenta métodos criativos não somente dentro de arranjos ou de harmonias, como também em suas letras que instigam o ouvinte a pensar e a refletir. Praxis é mais uma peça do complexo e inquieto quebra-cabeça do As Dramatic Homage. Um quebra-cabeça que, verdadeiramente, não se acaba. Ele se estende até onde a imaginação alcança, e a imagem que ele cria não segue necessariamente um padrão, mas obedece à intepretação sonora e plástica daquele que o monta.




******************************2020********************************

AS DRAMATIC HOMAGE – Single - PRAXIS
Março / 2020
Blog  Arte Metal
Resenha por :  Vitor Franceschini

Há oito anos desde o seu único álbum completo, “Crown” (2012), os cariocas do As Dramatic Homage não lançam um trabalho completo. No entanto soltaram o EP “Enlighten” (2016) e o single “Consternation” (2018), meio que se adaptando a dinâmica atual do consumo de música.

Agora, mais um trabalho em formato de single chega em nossas mãos, este “Praxis”. O disco conta com duas músicas e mostra a banda explorando uma de suas facetas de forma mais enfática, bebendo em fontes da música ambiente e até do Progressivo, sem deixar a aura melancólica de lado. Aliás, aqui bem forte.

A primeira composição é a instrumental Isrs, que traz arranjos que parecem hipnotizar o ouvinte, com dedilhados acústicos bem postos e que parece querer levar o ouvinte a uma reflexão mais profunda. A sigla do nome da música significa inibidor seletivo de recaptação de serotonina, o que já diz muita coisa sobre seu contexto.


A faixa título continua com o instrumental acústico tendo como cama linhas clássicas de teclado. Introspectiva, a composição mostra o peso de uma forma diferente, mais inserido em sua aura soturna e depressiva. Sim, “Praxis” é uma viagem total do As Dramatic Homage, mas assim que assimilado, passa a ser cada vez mais interessante.

Porém, um novo álbum não cairia mal hein?



******************************2020********************************

AS DRAMATIC HOMAGE – Single - PRAXIS
Março / 2020
Blog Violent Noise
Resenha por :  Pierre Cortes

Para quem não sabe ou conhece, o AS DRAMATIC HOMAGE é um grupo carioca que está na ativa desde 99.

Eles executam uma sonoridade bastante peculiar. Trata-se de uma banda que mistura elementos do Progressive, Doom e Black Metal e isso, de certa forma, os diferencia muito no cenário metálico. É um som peculiar, bastante específico e, acima de tudo, criativo e original. “Praxis”, a mais nova obra, é o terceiro Single da discografia e nos traz uma grata surpresa. Se fosse possível descrever o trabalho em uma única palavra, esta certamente seria OUSADIA.

Sim. É um trampo ousado e um pouco distinto daquilo que a banda fez anteriormente. São somente duas músicas. Começa com "Isrs”, uma abertura instrumental lenta e cheia de tons obscuros e misteriosos. Logo após temos “Praxis”, a faixa título. Não esperem vocais rasgados, riffs rápidos e bateria veloz.

Aqui a composição é acústica, lenta, suave e tem um pequeno tom de melancolia. Se o ouvinte fechar os olhos irá viajar a lugares distantes ou talvez ao seu próprio eu. Segundo a banda, o novo trabalho está ligado ao anterior, mas com uma abordagem introspectiva. A arte da capa fica novamente a cargo do Gustavo Sazes e, se o leitor observar bem, irá identificar partes dela na arte de “Consternation”.  Ouçam com atenção. Obra não somente ousada, mas também bem feita.



******************************2020********************************

AS DRAMATIC HOMAGE – Single - PRAXIS
Março / 2020
Site Rock Vibrations
Resenha por :  Vinny Almeida


Em poucos anos, pude ter contato com algumas bandas únicas e que permeavam por alguns campos interessantes do Metal, mas ainda que muita coisa já fosse criada anteriormente ou apenas dava influência para os "novos" músicos, restava tentar entender quais as propostas deste atual cenário.

Eis que conheci o "As Dramatic Homage", banda carioca que consegue fazer uma fusão interessante de Prog Metal; Doom e muitas ambientações vindas de algo extremo e também técnico, sendo uma ótima pedida também para o fã do lado atmosférico.

É lógico que tudo isso daria para um resultado esperado e como não poderia ser diferente, o single "Consternation" chegou em 2018 como um soco bem convidativo aos mais desavisados, rendendo ótima repercussão e elevando a qualidade da banda e do cenário que atuam.

Vimos que sua capacidade em mostrar qualidade era notória, mas ainda havia uma dúvida : como continuar no mesmo patamar e ainda surpreender?

2020 é o início de uma nova década, então porque não um novo single?!

"Praxis" é o nome dele.

Em poucas palavras, a banda o resume como :

Um Termo abordado por vários campos de conhecimento, como filosofia e psicologia, que classificam práxis como uma atividade voluntária orientada para um determinado fim ou resultado. Ocorre a partir do momento em que essas idéias são experimentadas no mundo físico para continuar com uma contemplação reflexiva dos seus resultados.

Ou seja, pensar e agir.“

Partindo deste conceito mais que usual, pessoal, vemos também um ótimo trabalho de curso (isto é, instrumental e vocal)... mas se enganou caso esteja pensando que vou abordar sobre o quanto a guitarra está afiada ou como o baixo ficou com groove certeiro.

Não, caro leitor; aqui temos uma interpretação muito inspirada de Alexandre Pontes, vocais soturnos, uma verdadeira aula de emoção com boas melodias que o acompanham em um violão e seus ótimos aspectos.

Você talvez estranhe que uma faixa desse porte esteja sendo feita após um single pesado, mas tudo faz parte de uma ligação emocional e de ótima continuação se fizermos a "lição de casa", portanto, nada mais que ótima eu diria, definir essa nova etapa.


Mais uma vez usando a descrição completa que a banda nos dá, temos a faixa "ISRS" :

Significado de Inibidor Seletivo de Recaptação de Serotonina (classe de farmacos usados em tratamento do Transtorno de Ansiedade e alguns tipos de Transtorno de Personalidade).

O que temos por aqui, afinal?mais uma faixa sentimental?sim, rimou, mas neste caso, para ser sério, pois mais uma vez nos deparamos com um ótimo trabalho, melodias que transportam você para o próprio interior e lhe dá uma entrega única.

Totalmente reflexiva, ela adentra aos conceitos citados até aqui e mantém o seu lado humano em voga, te dizendo (ou mesmo que tendencialmente) que as mais profundas reflexões poderão ser feitas em meio ao ambiente/clima aqui criados (uma outra aula de sentimentos que se torna real ao contraste do caos que se espera por vezes, a calmaria de se sentir único ao mesmo sentido real da mente e suas facetas, perspectivas; permitindo evolução do ser).


Analisando bem, vemos os opostos do início de "Consternation", o caos (citado acima) da vida à calmaria, aos lados mais profundos do ser, sendo assim faixas que desafiam o ouvinte no seu mais real âmago; da compreensão sensível e humana do som, ou, um entendimento que por vezes tentamos buscar, não necessariamente inseridos neste contexto, mas também como parâmetro para o que podemos fazer ou o que vemos, esperando por ações que nós podemos criar.z


Fugindo da regra básica de apostar apenas naquilo que apetece ao público ou mídias, Alexandre soube muito bem fazer sua parte em criar o seu legado, digo mais, soube expressar o que os músicos devem fazer : criar sua arte e colocar seu sentimento.

Falando em arte, mais uma vez Gustavo Sazes soube interpretar exatamente o que as mensagens dizem, além claro de expor todo o seu talento.
Se surpreenda cada vez mais  com uma das bandas mais criativas e sem medo de errar do nosso Metal brasileiro.




******************************2020********************************


AS DRAMATIC HOMAGE – Single - PRAXIS
Fevereiro / 2020
Site Radio Rock Nation
Resenha por :  Fábio Miloch


O grupo carioca As Dramatic Homage vive em um universo próprio, a parte de todas as demais bandas de Heavy Metal brasileiras, um universo sem rótulos e ausente de definições e fórmulas pré-estabelecidas.
Onde não existem vias únicas que levam sempre aos mesmo lugares – aos mesmos limitados ambientes sonoros.

O As Dramatic Homage é uma banda livre de amarrações criativas e estereótipos: explora, cria experimenta e ri dos moldes e definições.
Chegando aos 21 anos de existência e tendo como bagagem: duas demos, um álbum completo e um EP,
A  banda prepara-se para lançar mais um trabalho, na verdade um single, intitulado, “Praxis”, onde uma vez mais, surpreende, revelando uma nova face de sua música”

Este single é dividido em duas faixas, a título e um curto instrumental chamado, “ISRS”; e segue, em aspectos, o mesmo conceito do single anterior, o maravilhoso “Consternation”, embora sua estrutura musical seja oposta.

Em “Praxis”, a banda apresenta uma nova linguagem sonora, mais rústica e simples – minimalista, nele, a complexidade fica restrita ao conceito lírico, onde as letras, muitíssimo bem elaboradas nos emprazam a uma reflexão sobre a vida: as aceitações, mudanças e renúncias – a tudo que nos é inerente – mazelas e sonhos, quedas e vitórias.

Musicalmente falando, o As Dramatic Homage criou um cenário belíssimo e ideal para abrigar um tão real e íntimo tema – cenário esse, composto por letras e arranjos que se fundem e se completam em perfeita harmonia.

São poucas as bandas que conseguem criar algo tão belo e consciente, fora de suas habituais trilhas, eis uma dessas poucas bandas. Alexandre Pontes e cia realizaram tal proeza, sem perder um milímetro que seja de sua identidade e autenticidade.


“Praxis” é uma jornada composta por sentimentos e pensamentos profundos, um tomada de fôlego após um mergulho nas turvas águas do próprio “ser”.



******************************2020********************************

AS DRAMATIC HOMAGE – Single - PRAXIS
Janeiro / 2020
Site Portal do Inferno
Resenha por : Augusto Hunter

Os cariocas Progressivos e extremos do As Dramatic Homagem nos presenteiam com essa pérola chamada Praxis, um single contendo duas faixas singelas, belas, introspectivas e acústicas, que deixam qualquer ouvinte intrigado pela beleza delas.

Mas eu quero começar falando da idéia geral do single, Praxis, como dito pela banda:

“ É um Termo abordado por vários campos de conhecimento, como filosofia e psicologia, que classificam práxis como uma atividade voluntária orientada para um determinado fim ou resultado. Ocorre a partir do momento em que essas idéias são experimentadas no mundo físico para continuar com uma contemplação reflexiva dos seus resultados.
Ou seja, pensar e agir ”

E seguindo essa idéia, você iria esperar algo com guitarras e peso, não, As Dramatic Homage nos galanteia com uma faixa acústica, de beleza indeterminável, mas soturna ao mesmo tempo, com as bela voz de Alexandre Pontes nos guiando por uma viagem ao sentido da Praxis, mas ao mesmo tempo te levar a reflexão sobre você mesmo, sobre sua prática em diversos sentimentos, lindo, singelo e único.

ISRS, ou Inibidor Seletivo de Recaptação de Serotonina(classe de farmacos usados em tratamento do Transtorno de Ansiedade e alguns tipos de Transtorno de Personalidade), é aquela faixa de violão que te deixa ainda mais intrigado, a beleza das notas ali gravadas, mais uma vez singela, mas com um toque tão pessoal que emociona, uma faixa de comtemplação à vida, ou para te fazer repensar como a vive, eu particularmente não ousaria responder essas questões, mas posso lhes dizer que, essa faixa é uma das coisas mais belas que a banda pode nos apresentar, pois, no meio desse caos, ISRS é um convite ao relaxamento e reflexão.


A arte do single foi feita pelo incrível Gustavo Sazes, com uma representação do caos natural e com a figura central do ser humano, como sempre um gênio. Essas  faixas vem interligadas à Consternation, lançado em 2018 e mostra uma face mais soturna da banda, face essa que ela explora de forma magistral nessas duas canções, incrível!! Adentrem nessa viagem e deixem as canções te levarem a outro espectro, leve-se na sobriedade soturna e na imensidão de si mesmo com Praxis.





******************************2020********************************


AS DRAMATIC HOMAGE – Single - PRAXIS
Janeiro / 2020
Blog Arte Condenada
Resenha por : Luis Carlos

Falar do As Dramatic Homage não é uma tarefa muito fácil, e não que isso seja algum problema, pelo contrário, isso torna ainda mais prazeroso e inusitado, já que seria mais fácil e também monótono falar de algo óbvio.

Praxis  é o novo do single desses cariocas talentosos, que já estão na estrada desde 1999, e que a cada trabalho lançado vem mostrando o porquê de ser uma das bandas mais originais do Metal Brasileiro. Falando em Metal, é incrível como o ADH consegue ser inserir no estilo e ao mesmo tempo estar fora dele, sem com isso perder sua personalidade peculiar.

O single tem uma vibe bem progressiva, coisa que eu imagino que venha muito do seu vocalista e fundador do grupo, Alexandre Pontes, e do seu tecladista, Leonardo Silva, ambos  muito fãs do estilo.

A pegada acústica emociona, o teclado faz o clima da música se tornar ainda mais emotivo, e a letra, emocional e linda como sempre , Alexandre escreveu em toda sua carreira. Completa o time, Pedro Ramos, na guitarra e violão.


A capa do single foi feita por nada menos que Gustavo Sazes, esse “Monstro da arte”, que vem encantando os fãs em capas de discos mundo afora.  O negócio aqui é de um patamar acima.
A pegada acústica emociona, o teclado faz o clima da música se tornar ainda mais emotivo, e a letra, emocional e linda como sempre , Alexandre escreveu em toda sua carreira. Completa o time, Pedro Ramos, na guitarra e 




******************************2020********************************



Resenha do Tributo "Em nome do medo" no blog Metal Samsara.
...belíssima versão, a banda toda mostra grande forma...
Resenha do Tributo "Em nome do medo" no site Imprensa do Rock.
...O que esses cariocas fizeram com essa música ficou algo inexplicável, grande destaque...



Resenha do Tributo "Em nome do medo" no site Whiplash.

...a banda carioca ficou mais próxima da original...



Resenha do Tributo "Em nome do medo" no blog A música continua a mesma"
...entre os que conseguiram manter a essência original do Moonspell...

Resenha do Tributo "Em nome do medo" no blog ACCLAMATUR ZINE.
...trouxe toda sua áurea progressiva em Full Moon Madness, outro momento máximo...
http://acclamaturzine.blogspot.com.br/2014_12_01_archive.html


Resenha do Tributo "Em nome do medo" no Arena Metal PE
...se destaca pelo ótimo trabalho do vocalista...
http://arenametalpe.com.br/



***********************************************************
Primeira resenha do cd Crown no site Wiplash

Resenha do cd Crown  no site Rock Underground

Fantástica Resenha do cd “Crown “ no site ALL THAT METAL!

Ótima resenha do álbum "Crown"  no site Undersound.

Espetacular Resenha no site METAL EXTREMO. Confiram!!

Album "Crown", entre os maiores destaques do Metal Nacional de 2012, segundo blog:

Ótima resenha do álbum "Crown" feita pelo Metal Sansara!

http://metalsamsara.blogspot.com/2012/08/as-dramatic-homage-crown-cd.html

As Dramatic Homage - Um Breve trecho da resenha do cd Crown no site WHIPLASH. Confiram e Participem!! "...não seria de todo equivocado traçar alguns paralelos entre o As Dramatic Homage e o sueco Vintersorg".

http://whiplash.net/materias/cds/159132-asdramatichomage.html

Resenha do cd Crown no site da  DARK RADIO

http://www.darkradio.com.br/noticia.php?id=1001

Resenha do cd Crown no site METAL ROCKS

http://metalrocks.com.br/resenhas/as-dramatic-homage-crown/

SOM EXTREMO

http://somextremo.blogspot.com.br/2012/08/as-dramatic-homage-um-dos-top-ten.html

TRUE METAL BRASIL

http://www.tmb1.com.br/tmb/?p=1935#more-1935

QUALITY WEB RADIO

http://qualitymusicwebradio.blogspot.com.br/2013/06/resenha-cd-as-dramatic-homage-crown.html

HEAVEN AND HELL

http://heavyandhellsc.blogspot.com.br/

Hard n heavy

http://hardandheavy.com.br/ptbr/?p=5202#.UfH3ndU6eqw.facebook

As Dramatic Homage - “Crown” entre os melhores do ano de 2012 no site Silence of Shadows!

http://silenceshadows.blogspot.com.br/2012/12/melhores-de-2012-os-20-maiores.html

AS DRAMATIC HOMAGE – ROCK ON STAGE

http://www.rockonstage.org/resenhas/cds/as-dramatic-homage-crown.htm

AS DRAMATIC HOMAGE – METAL MANIAC ZINE

http://metalmaniacszine.blogspot.com.br/2012/07/resenha-as-dramatic-homage-crown.html

DIE FIGHT - Metal Underground! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário